ECOWORKING - O coworking sustentável em Aracaju
Atualizado: 18 de abr. de 2022
O projeto do Ecoworking adotou novas tecnologias construtivas, sendo elaborado na metodologia BIM e seu processo construtivo utilizou os princípios da essencialidade, acessibilidade e sustentabilidade.
CONCEITO
A Ecoworking é um espaço comunitário empresarial colaborativo que adota princípios da sustentabilidade e acessibilidade, desde o planejamento do edifício, sua construção, funcionamento e destino final (plataforma BIM), com aplicação de tecnologias verdes e de eficiência energética, com a utilização de energias alternativas, com redução (economia circular), reutilização e reciclagem de materiais, coleta e reuso de água fluvial, gestão de resíduos (zero waste), igualdade de oportunidades e tratamento para seus colaboradores, incentivo e valorização de fornecedores, respeito a diversidade, com a finalidade de prestar um excelente atendimento aos amigos e empresários.
FUNCIONAMENTO
Funciona como um Ecossistema de Negócios, que consiste em trabalhar de forma sistêmica em um ambiente colaborativo respeitando as regras e os princípios estabelecidos. Neste sentido, serão aceitos para fazer parte, as unidades empresariais com foco em projetos de impacto, startups, projetos sustentáveis, serviços complementares e escritórios de profissionais liberais comprometidos com a ética e desenvolvimento da sociedade em que atuam.
CERTIFICAÇÃO LEED
O Ecoworking postula a Certificação LEED™ como uma diretriz de projeto e método de certificação, com os objetivos de melhorar o bem-estar dos ocupantes do Ecoworking, aumentar o desempenho ambiental, o retorno econômico e adotar práticas estabelecidas e inovadoras.
CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE UTILIZADOS
· Arquitetura tradicional – parte mantida original, modelo de casa construída para o Conjunto Dom Távora,
· Localização da edificação alinhada com os Pontos Cardeais – centro de captação de energia cósmica;
· Projeto de edificação elaborado na Plataforma BIM;
· Busca da Certificação LEED;
· Concentração em poucos fornecedores de materiais;
· Aplicação de princípios da Economia Circular – Zero Waste - ZW
· Treinamento da mão de obra – ênfase na segurança e medicina do trabalho;
· Cronograma de obra adaptado ao tempo e região;
· Reutilização de materiais existentes – PVC, Madeira, Telha e Areia e etc.;
· Permeabilidade - duas áreas com revestimento de cimento modelo pisograma; · Áreas verdes – pergolados, jardins suspensos e teto verde;
· Elevado Índice de aproveitamento de espaço na área construída;
· Eficiência Energética;
· Aproveitamento da água fluvial – 99% de coleta e utilização de água da chuva – tanque com capacidade de 6 mil litros de água, + poço artesiano;
· Aproveitamento da água de ar condicionado;